Marcha sobre Roma - A ascensão de Mussolini

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

        Com a força miliciana que foi criada (os “camisas negras”), os fascistas ganharam bastante popularidade em meio às contendas da economia nacional. A demonstração de poder do movimento se deu quando, em 27 de outubro de 1922, os fascistas realizaram a Marcha sobre Roma.
A manifestação, que tomou as ruas da capital italiana, exigia que o rei Vitor Emanuel III passasse o poder para as mãos do Partido Nacional Fascista. Pressionado, a autoridade real chamou Benito Mussolini para compor o governo.


        A Marcha sobre Roma e suas circunstâncias foram polêmicas, mas ela pôde ser muito utilizada pelo governo fascista como propaganda. Mussolini ocultou da opinião pública que, para ele, a marcha só começara na noite de 29 de outubro, dentro de um confortável vagão-leito. Ao contrário, Mussolini falou seguidas vezes da sua "revolução italiana", afirmando que três mil "mártires" haviam sido mortos durante um conflito que na verdade nunca aconteceu.

        Num aspecto, o departamento de propaganda do governo fascista falhou por completo. A tentativa de implantar um novo calendário na Itália foi fadada ao fracasso. Nesse calendário, estava planejado colocar "o primeiro dia do ano zero" como o dia em que a Marcha sobre Roma teria supostamente ocorrido: 28 de outubro de 1922.